Porto Alegre
Tráfego no viaduto da avenida Bento Gonçalves deve ser liberado em janeiro
Anteriormente, se previa que os veículos pudessem utilizar a pista superior do viaduto ainda em dezembro
por Jocimar Farina
Segundo dados de outubro, a obra está 73% finalizada
Foto:
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Os usuários da Terceira Perimetral vão precisar de um pouco mais de paciência para se verem livres do desvio criado com a execução das obras do viaduto da Avenida Bento Gonçalves, na zona leste de Porto Alegre. Pela previsão da prefeitura, o tráfego poderá ser liberado na parte de cima da elevada em janeiro. Anteriormente, se previa que os veículos pudessem utilizar a pista superior do viaduto ainda em dezembro. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
O adiamento ocorre porque é preciso que ocorra o recuo do terreno de pelo menos uma das áreas da Brigada Militar que atrapalham a conclusão dos serviços, na Avenida Aparício Borges. As negociações ocorrem desde quando a obra iniciou, há dois anos.
A liberação dessa parte da área é fundamental para que seja criada uma faixa lateral à pista de descida do viaduto do sentido norte-sul. Sem esse espaço, os veículos que transitam na lateral da elevada ficariam represados pelos que descem do viaduto.
Segundo dados de outubro, a obra está 73% finalizada. Os cabos de aço do trecho estaiado do viaduto estão sendo instalados.A previsão é que toda a obra seja concluída até o fim do primeiro semestre de 2015.
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A autorização das obras foi dada em agosto de 2012, mas os desvios no trânsito só começaram a ser realizados em janeiro de 2013. O viaduto irá ligar as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges sobre a Avenida Bento Gonçalves, com extensão de 540 metros. Será um viaduto de "doias andares", com duas faixas de trânsito para carros em cada sentido na via de cima e, abaixo desta, outra via, usada para a circulação de ônibus. Um trecho de 100 metros do viaduto será estaiado (suspenso por cabos). A obra está orçada em R$ 79,28 milhões.
Confira abaixo o andamento das obras da Copa:
Viaduto da Plínio Brasil Milano
Início: Ainda não começou.
Custo previsto: R$ 31.024.912,03
Empresa: consórcio PCS (Pelotense, Conpasul e Serki)
Etapa atual: no aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de dois terrenos necessários para a realização da obra
Próximo passo: início das obras
Prazo de conclusão atual: 18 meses após o início das obras
Trincheira da Cristóvão Colombo
Início: março de 2013, com previsão de ser concluída em 12 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 12.535.188,10
Empresa: consórcio EPT-SERENGE-SERKI
Etapa atual: no aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de um terreno necessário para a realização da obra
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão atual: julho de 2015 (16 meses de atraso)
Viaduto da Bento Gonçalves
Início: agosto de 2012, com previsão de ser concluída em 24 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 69.657.568,51
Empresa: consórcio Nova Bento (Cidade e Sultepa)
Etapa atual: implantação de pilares e vigas do viaduto e lajes da pista de rolamento
Próximo passo: adequações do entorno imediato
Prazo de conclusão atual: abril de 2015 (seis meses de atraso)
Trincheira da Ceará
Início: dezembro de 2012, com previsão de ser concluída em 18 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 31.278.661,99
Empresa: Consórcio Farrapos (Conpasul, Sogel, Toniolo e Busnello)
Etapa atual: devido ao elevado nível do lençol freático no local, problema não descrito no projeto inicial, será necessário o uso de um equipamento de grande porte — que só poderá ser utilizado durante a noite, para evitar problemas no trânsito e tráfego aéreo. Como o contrato atual prevê serviços diurnos, a prefeitura elabora um aditivo para poder retomar os trabalhos.
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão atual: junho 2016
Trincheira da Anita
Início: janeiro 2013 (mas ainda não começou), com previsão de conclusão em 12 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 9.894.883,57
Empresa: Sultepa
Etapa atual: equipes técnicas trabalham no cronograma dos trabalhos
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão: 2015
* Zero Hora
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